Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 


04/05/2012 -  Qual a diferença entre smartphone e celular?

O leitor Flavio escreveu ao UOL Tecnologia querendo saber qual é a principal diferença entre um celular comum e um smartphone. De acordo com o usuário, a definição entre os dois é bastante tênue, causando confusão. Para esclarecer à dúvida do internauta, a reportagem conversou com representantes de dois dos principais fabricantes de celulares e smartphones do país, a Samsung e a Nokia. 

 

Smartphones possuem sistema operacional robusto; celulares comuns têm recursos espartanos

 

Smartphones 


Segundo a Samsung, o que estabelece a principal diferença entre os aparelhos é sua funcionalidade. Os smartphones da companhia, diz o departamento de marketing, possuem sistema operacional robusto (no caso, o Android) e rodam aplicativos. Esses telefones geralmente têm a capacidade de receber sinal Wi-Fi e 3G, o que torna a navegabilidade mais fluída e proporciona uma melhor experiência de navegação na internet para o usuário.

 

Para Fernanda Camargo, gerente de produtos da Nokia, smartphones estão mais para computadores do que para celulares. “Eles possuem funcionalidades como câmeras com qualidade superior aos celulares comuns, contam com tocadores de música de ponta e sistema de GPS com navegação guiada por voz”, afirma a executiva.

 

“Os smartphones têm uma enorme capacidade de armazenamento de dados, seja no próprio aparelho ou na nuvem, e tecnologias avançadas de conexão em alta velocidade, como acesso às redes 3G e Wi-Fi”, completa.

 

Celulares


Celulares comuns, por sua vez, contam com recursos bastante espartanos. De acordo com o departamento de marketing da Samsung, esses telefones possuem basicamente função de voz (em chamadas telefônicas), envio e recebimento de SMS, acesso àinternet por WAP e alguns outros poucos atributos.

 

Segundo o departamento de produtos da Nokia, as funções dos celulares comuns devem aumentar em um futuro próximo.“Ano após ano, a diferença entre smartphones e aparelhos celulares vem se tornando cada vez mais tênue”, aponta Fernanda. “Além disso, os aparelhos possuem características como teclado QWERTY e suporte a dois chips.”

 

Fonte: Uol Tecnologia

 

29/05/2012 -  Operadora japonesa lança telefone que detecta radiação
25/05/2012 -  Roubo de carro faz disparar preço do seguro em Porto Alegre
17/05/2012 -  Médicos prometem greve se não houver reajuste
15/05/2012 -  Seguro Auto cuida do carro, do bem-estar e do dia a dia das mães
14/05/2012 -  Toyota lidera vendas globais no trimestre
11/05/2012 -  Oito em cada dez brasileiros baixam músicas ou vídeos piratas
10/05/2012 -  Seguro cobre festas de formatura e casamento não realizadas
09/05/2012 -  VW Gol é o mais roubado do Brasil. Lista traz carros curiosos
08/05/2012 -  Dez apps para facilitar a vida ao volante
27/04/2012 -  Closed caption: saiba como funcionam as legendas automáticas nas TVs
 
01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
11
12
13
14